SIGMA GL/2
SIGMA GL/2 (também contraída como SGL) é uma API open-source de desenho 2D e 3D, síntese de imagem raster e processamento de vídeo no liminar do OpenGL e do Vulkan. É uma implementação oriunda de uma proposta do que foi cogitado a ser o OpenGL 5, antes do Vulkan, que seria AZDO mas não seria tão absurdamente complexo como o Vulkan.
Este projeto nasceu como uma combinação de utilidade, já que teríamos que desenvolver um sistema autônomo de desenho para o Qwadro. Assim sendo, foi decido embarcar nesta aventura de criar o lado púrpura da força, resgatando a pronta-eficiência do OpenGL de volta e adicionado a complexidade do Vulkan somente quando isto realmente adiciona algo.
Atualmente, o GL/2 está sendo desenvolvido sob o nome Draw System, dentro da base de código do ecosistema de execução Qwadro, que é nosso sítio de testes e plataforma de desenvolvimento. É escrito em ISO C 2017, como o restante do Qwadro, e usa installable client drivers (.icd) para implementar o driver de serviço de desenho.
Não esperamos que um dia vá ser um grande projeto, como bem vemos surgir atualmente todo tipo de API de mesmo caráter hoje, mas é uma contribuição da SIGma ao público entusiasta latino e de outros mundos que ficaram de fora das mesas das grandes entidades que controlam o que são os standards hoje.
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