Interactive 3D Level 2 (I3DL2)

A primeira geração da tecnologia de localização de áudio 3D proporcionou uma precisão posicional surpreendente, permitindo aos ouvintes perceber os sons que emanam de cima, de baixo e de trás deles ( ͡° ͜ʖ ͡°), quando reproduzidos usando dois alto-falantes ou mais. No entanto, esta tecnologia foi aplicada com grande variação em recursos e desempenho em produtos de PC de consumo – todos sob a mesma bandeira do “áudio 3D”.

Como resultado, foi difícil para os consumidores, e ainda para os desenvolvedores, saber com certeza o que esperar dos sistemas de áudio para PC e dos títulos de entretenimento para PC que afirmam oferecer suporte a “3D Audio“.

As diretrizes do ‘Level One‘ ajudaram a corrigir esta situação, definindo requisitos mínimos de renderização, um léxico de termos e diretrizes de avaliação relativas ao áudio posicional 3D. As diretrizes do I3DL2 (Level 2) baseiam-se nesse trabalho, abordando funcionalidades de modelagem ambiental mais avançadas.

As melhorias do I3DL2 incluem:

  • Modelo de reverberação ambiental (transmitindo a sensação do espaço onde o ouvinte está localizado).
  • Modelo de distância aprimorado, aproveitando os sinais de reverberação do ambiente atual.
  • Modelos de oclusão e obstrução para renderização dos efeitos de abafamento de obstáculos dentro de ambientes ou divisórias entre ambientes.
  • Um conjunto de propriedades DirectSound3D que fornece suporte para funcionalidade de Level 2 em hardware em PCs com Windows.

A especificação do I3DL2 é um complemento ao ‘Level One’. Juntos, eles pretendem influenciar como a tecnologia de áudio 3D é aplicada a sistemas de PC (e produtos de entretenimento interativo em geral) e auxiliar desenvolvedores e revisores no projeto e avaliação de renderizadores de áudio 3D.

Enquanto o Level One foi um projeto original da IASIG, o I3DL2 se baseia na abertura pública da especificação do Environmental Audio Extensions (EAX) 2.0, cedida pela Creative Labs, Inc., a qual também integrou a junta de revisão de especificação do IASIG para o Interactive 3D Audio Rendering Guidelines.

Requisite por clarificação e/ou mais informações e recursos a respeito do conteúdo tratado aqui. <[email protected]>

Responses

Auto-translate »