OpenAL

OpenAL, contração de Open Audio Library, é uma interface cruze-plataforma de programação para hardware de aceleração de áudio. Esta API é designada à eficiente renderização em alta qualidade de áudio multicanal posicional tridimensional, a qual, em sua elaboração, se assemelha assertivamente aos ideais do OpenGL, reforçando a noção do equivalente para áudio deste último.

História

As primeiras discussões sobre criar o OpenAL como uma API de áudio complementária ao OpenGL iniciaram acerca do ano de 1998. Houveram algumas tentativas abortadas na criação dos cabeçalhos de programação e duma especificação.

Apesar da frustrada intentona inicial de concretização, já em 1999, a Loki Entertainment Software estava necessitando duma API deste exato modelo e perseguiu ambos, uma especificação e a uma implementação para Linux. Acerca daquele tempo, a Loki começou conversando com a Creative Labs (a fabricante das fodásticas aceleradoras de áudio) sobre a estandardização da API e expansão do suporte às plataformas.

No início do ano de 2000, a versão 1.0 da especificação foi liberada, logo então, no mesmo ano, também foram liberadas às bibliotecas para Linux, Mac, Windows e BeOs. Ainda em 2000, a Loki Entertainment também distribuiu muitos games já usando OpenAL. Dentre os títulos, figuram: Heavy Gear 2 e Heretic 2.

Em 2001, a Creative Labs, fabricante das fodásticas SoundBlaster caralhudas, liberou as primeiras bibliotecas de aceleração por hardware do OpenAL. Estas bibliotecas suportaram a SoundBlaster Live no MacOS e Windows. Desde 2001, houveram contínuas melhorias no OpenAL.

Com o progresso tecnológico, algumas plataformas foram menos relevantes que em 2000, tais como BeOS e MacOS 8/9, porém, mais plataformas foram adicionadas, tais como BSD, Solaris, IRIX, MacOS X, e as populares plataforma dedicadas a games. O suporte ao hardware esteve habilitado para muitos dispositivos de áudio da Creative e da NVidia no Windows também. Em termos de suporte do produto, OpenAL foi usado num amplo número de títulos através dos anos, em diversas plataformas.

Conceito

OpenAL é, em forma de distribuição, uma biblioteca de áudio ambiental tridimensional que visa prover uma substituição aberta para sistemas proprietários de áudio tridimensional, tais como EAX, também da Creative, e o Aureal 3D. Sendo designado como uma opção a estes últimos, OpenAL também oferece os mesmos recursos, permitindo a adição de realismo a um game por simular: atenuação, a degradação do som em distância; o efeito ‘doppler’, mutação em frequência resultante de moção; e as densidades de material.

Em versões iniciais, seu framework foi distribuído em condições de software de código aberto, porém, em revisões posteriores, a Creative, entidade proprietária do software, se emboiolou e decidiu fechar o software para si.

Faça login e contribua para a base de conhecimento da Federação SIGMA fornecendo novas informações e recursos a respeito do conteúdo tratado aqui.

Responses

Translate »