Vaporwave-ee7a0cswkaez6a5. Jpg

Vaporwave

Vaporwave é um gênero musical e movimento cultural autenticamente cyberversal que surgiu no início da década de 2010. É caracterizado por uma atmosfera nostálgica e sonhadora, muitas vezes evocando a sensação de vagar por uma versão futurista ou alternativa do passado, ou se encontra coagulado entre os dois. A música normalmente apresenta amostras de músicas da cultura pop das décadas de 1980 e 1990 com execução desacelerada e com mudança de tom (pitch), bem como sintetizadores ambientais, algo de jazz e música lounge.

Vaporwave é conhecido por seu uso de algo entre a nostalgia e a esperança, e seus “comentários mudos” sobre a cultura consumista e a comodificação da felicidade pela mídia. Por ser um movimento cybernético, o gênero é frequentemente associado a uma estética visual específica que inclui VHS, CGI (computer-generated imagery) primitiva ou “retrô”, placas em neon e outros retratos e paisagens do final do século XX.

Além de seus elementos musicais, o vaporwave também é um movimento cultural que inclui elementos de arte, moda e tecnologia. Muitas vezes é visto como e outras vezes é mesmo, uma crítica à cultura consumista e ao anseio por uma época passada, e inspirou uma ampla gama de trabalhos criativos, incluindo música, vídeos e artes visuais.

No geral, vaporwave é um gênero único e multifacetado que está crescendo em popularidade entre os apreciadores de música artística, que são atraídos por seu som sonhador e nostálgico e seus “comentários mudos” sobre a cultura consumista. Mas é uma coisa do mundo cybernético, e para quem nele está enraizado, não para usuários cujas únicas experiências com computação são redes sociais e outras tcholices. Nunca vão entender a beleza de Platão que envolve o vaporwave.

Vaporwave está tombado pela SIGMA como patrimônio imaterial do cyberverso.

Faça login e contribua para a base de conhecimento da Federação SIGMA fornecendo novas informações e recursos a respeito do conteúdo tratado aqui.

Responses

Translate »