Recomendações

Como dito no Sobre — se você não leu, espero que você morra — integramos a revolta contra a cyber-vigilância, um movimento internacional com o objetivo de ofuscar, obstruir, retardar, reprimir e revidar, dentro ou fora da lei, as práticas e consequências abusivas, intrusivas, agressivas, ubíquas e ilegais dos sistemas globalistas de monitoramento de tudo e todos, notoriamente os tentáculos leprosos do Estados Unidos Da América e seus cachorros sarnentos.

Sistema operacional

As pessoas pensam que necessitam do Windows mas aparentam não necessitar. Vejamos.

As pessoas que tentam usar algum sistema baseado em Linux argumentam que nada têm para fazer lá depois. Pois bem: e que porra essa pessoa faz no Windows o dia inteiro? Usar um navegador, consumir mídia audiovisual e, para alguns mais, usar kits de manipulação de documentos?

Se a desculpa for a inoperabilidade de games e seus games se limitam a MMOs competitivos de vagabundo (tais como CS:GO), então você pode ter a opção de jogar num sistema Linux sem o Wine, camada de execução para programas NT (do Windows) nos Linux’es.

Abandonem o M$ Windows. Abandonem agora.

Navegador de web

Pale Moon

Pale Moon é um navegador rápido e eficiente. Na contramão do mundo, este navegador não é baseado no Chromuim, e goza de uma tecnologia autônoma a partir do Gecko, usado no antigo Firefox. É uma boa opção para quem curte uma ideia mais clássica de navegador, já que hoje é tudo genérico devido ao Chromium.

Brave Browser

Brave Browser é um navegador ótimo que lhe paga para usar ele. Além de ganhar para usar, o que já é ótimo, o Brave conta com um modo de anonimato roteado pela rede Tor, isto é, VPN. Esta característica pode mesmo dispensar o Opera Browser e Tor Browser, para quem faz acessos eventuais. Lembrem-se, a “navegação privada” não é privada, principalmente no Chrome e Chromium.

Mozilla Firefox

O novo Firefox é polido e excelente, e seu mecanismo de sincronização faz dele um candidato a substituir qualquer navegador regular. Como o Brave Browser, o Firefox também inclui um bloqueador de anúncios e outras potestades da web.

M$ Edge, M$ Internet Explorer, Google Chrome, Chromium, etc. Deletem-os. Deletem-os agora.

Mecanismo de busca

Apesar da busca do Google ser mais eficiente, a eficiência na maioria dos casos está ligada em já saberem o que você quer, e assim lhe prender numa bolha. A busca por imagens no Yandex é inúmeras vezes melhor, e a busca por vídeos do Yahoo é de longe mais eficiente, mas creio que você não saiba disso. Talvez porque o Google se instalou na sua mente…? Reflita.

DuckDuckGo

DuckDuckGo, ou simplesmente Duck, é o mais popular dos mecanismos de busca orientados a privacidade. O DuckDuckGo já vem na maioria dos navegadores por padrão mas é necessário ativá-lo. DuckDuckGo opera principalmente através do Yahoo Search, mas não limitado a este.

Startpage

Startpage, auto-determinado “o mecanismo de busca mais privado do mundo” é um elegante e convidativo mecanismo de busca. Além do visual atraente, este oferece a opção de visualizar um site sem adentrar o mesmo, assim evitando o rastreio por meio de código de analítica de tráfego e cookies. Startpage é o mais parecido com o Google, do qual inclusive, requisita os resultados como um proxy, evitando o conhecimento do usuário por parte do Google.

Qwant

Qwant é uma outra opção, agora francesa, com seu próprio indexador de conteúdo da web.