Wavefront OBJect (.obj)

Wavefront OBJect, frequentemente referido apeans como ‘OBJ‘ devida sua extens√£o praticada (.obj), √© o mais popular (e possivelmente mais importante) formato de arquivo de dados de modelagem geom√©trica para aplica√ß√Ķes de gr√°ficos 3D e impress√£o 3D por v√°rias raz√Ķes que tentaremos justificar aqui. Este √© o formato preferido para impress√£o multicolor e √© amplamente usado como um formato neutro de interc√Ęmbio para modelos 3D inanimados em aplica√ß√Ķes de gr√°ficos.

Efetivamente, este formato de arquivo armazena informa√ß√£o literal sobre modelos 3D. Armazena geometria de superf√≠cie de modelo 3D, e tamb√©m, cor e mapeamento de textura (UVW). Contudo, este formato n√£o armazena quaisquer dados sobre cena, isto √©, luzes, c√Ęmeras, etc, e tamb√©m n√£o anima√ß√Ķes ou qualquer outra rela√ß√£o cinem√°tica. Este formato √© comumente gerado por est√ļdios de desenho auxiliado por computador (CAD), com extens√£o ‚Äė.obj‚Äô, como um produto final, o que difere dos arquivos de projeto dos est√ļdios.

Uso

As duas maiores raz√Ķes de vermos Wavefront OBJect em toda parte √© m√©rito deste ser neutro e ser regido por uma especifica√ß√£o aberta e “livre como em liberdade“. Este formato √© comumente usado para intercambiar modelos 3D devido a onipresen√ßa de seu suporte com bons importadores e exportadores em quase todos os est√ļdios de CAD, bons em raz√£o do que j√° foi supracitado. Em anos recentes, com a emerg√™ncia da impress√£o 3D, este formato vem se tornando muito popular tamb√©m no nicho da impress√£o 3D, principalmente devido ao formato STL, pr√≥prio para impress√£o 3D, n√£o suportar informa√ß√£o de color e textura.

O formato de arquivo Wavefront OBJect foi originalmente criado pela Wavefront Technologies para uso de sua aplicação Advanced Visualizer para armazenar geometrias compostas de linhas, polígonos, curvas de forma livre, e superfícies. A mais recente especificação está versionada como 3.0, sobrepondo a especificação anterior versionada como 2.11.

Peculiaridade

As principais diferen√ßas entre o formato Wavefront OBJect e os demais dispon√≠veis √© o suporte √† informa√ß√£o de cena (tal com luzes) e anima√ß√Ķes. Este formato n√£o suporta essas informa√ß√Ķes em contraposi√ß√£o (por exemplo) ao CollaDA. Caso voc√™ necessite de anima√ß√Ķes para seu game ou metragem audiovisual, ent√£o seria a vez do formato CollaDA ‚Äúentrar em cena‚ÄĚ.

Vantagem

Primeiramente, como j√° supracitado, Wavefront OBJect √© um formato simples e de especifica√ß√£o aberta. Possui um amplo suporte em importa√ß√£o e exporta√ß√£o atrav√©s dos est√ļdios de CAD, o que efetivamente significa que seu modelo em OBJect h√° menos chances que qualquer outro de ser tratado incorretamente e inconsistentemente. O mesmo j√° n√£o pode ser dito para os formatos CollaDA (.dae) ou Filmbox (.fbx) por exemplo.

Apesar do CollaDA (.dae) ser tamb√©m um formato neutro e aberto, √© institu√≠do de uma complexidade muito elevada (com XML e os caralhos), o que acaba por gerar inconsist√™ncias entre os est√ļdios de CAD. J√° o Filmbox (.fbx) √© uma caixa preta de avi√£o, o que for√ßa qualquer tentativa de suporte a ser feito por meio de hacks, o que efetivamente “garante” inconsist√™ncias.

Material Template Library

O formato Wavefront OBJect (quase) sempre est√° acompanhado de um arquivo-sat√©lite denominado de material template library, com sua ic√īnica extens√£o .mtl. Voc√™ pensava que esta extens√£o era apenas uma contra√ß√£o de ‚Äúmaterial‚ÄĚ n√©?

O formato MTL também é literal (isto é, pode ser aberto num editor de texto), o qual define propriedade de reflexão de luz duma superfície acordando ao modelo Phong de reflexão. Das propriedades deste formato estão inclusivas: cor ambiental, cor difusa, cor especular, transparência, e ademais.

Em adição à propriedades, o formato MTL também suporta indicação de mapa de texel (como uma imagem Targa (.tga), por exemplo), o qual é o mais conveniente método de especificar cores e texturas. No mapeamento de textura, todo ponto na superfície do modelo 3D é mapeado a uma imagem 2D. As coordenadas da imagem 2D possuem atributos como cor e textura.

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