Federação sigma targa image file format sigma sigmaco targa, data format, file format, high color, opengl (gl), tga, true color, truevision, wavefront object targa, frequentemente referida e encontrada pela extensão '. Tga', é um formato de arquivo usado para armazenar imagens constituídas de um mapa de pixels, imagens estas que foram, ao menos no passado, utilizadas para representar mapas de pixels abrangendo cor monocromática (unicamente do preto ao branco), cor indexada, cor empacotada (principalmente rbg, ou true color), além de vários métodos de compressão suportados.

Targa (.tga)

Targa, frequentemente referida e encontrada pela extensão ‘.tga‘, é um formato de arquivo usado para armazenar imagens constituídas de um mapa de pixels, imagens estas que foram, ao menos no passado, utilizadas para representar mapas de pixels abrangendo cor monocromática (unicamente do preto ao branco), cor indexada, cor empacotada (principalmente RBG, ou true color), além de vários métodos de compressão suportados.

Formato

O formato Targa é uma efetiva estandardização de formato de armazenamento de imagem, fontes de texturas para games que não usam um formato próprio, e também é base para o desenvolvimento de muitos daqueles formatos próprios.

O formato de arquivo pode armazenar imagem em forma de mapas de pixels de 8, 15, 16, 24 ou 32 bits por pixel (BPP) de precisão. No caso de 32 BPP, são 24 BPP para RGB e 8 BPP extra para o canal extra, frequentemente o alpha. A informação da cor podem estar empacotada ou indexada. Para os não-familiarizados, o mapa indexado, também conhecido como paletizado, usa um mapa limitado de cores e um outro de índices para cada cor neste primeiro mapa, assim economizado espaço em relação ao modal empacotado onde cada pixel contém valor único.

Os dados de imagem podem estar armazenados como “raw”, ou opcionalmente, com compressão lossless RLE. Este tipo de compressão se desempenha pobremente para imagens fotográficas comuns, mas funciona aceitavelmente bem para imagens mais simples, tais como ícones, esboços e desenhos de linhas.

Observação: Targa (ou TGA) é um formato de arquivo, NÃO um formato de imagem ou textura. O formato de imagem é o layout do mapa de pixel.

História

O formato Targa foi intencionalmente desenvolvido para uso dos hardwares de alto desempenho em aceleração de gráficos da Truevision Inc., sendo estes produtos projetados para trabalho em propósitos de edição de vídeo e imagem. Apesar do nicho, da indústria de animação e vídeo, imagens Targa são comumente encontradas em toda parte.

Adicionalmente, os desenvolvedores de games de alto desempenho fazem uso do formato Targa para armazenar textures para games, e ainda, desenvolvedores índies e amadores também fazem bastante uso deste formato pela facilidade de implementação de suporte em seus softwares, e também há aquela relação muito comum entre OpenGL, imagem Targa e modelo Wavefront OBJect.

TARGA é um acrônimo para Truevision Advanced Raster Graphics Adapter, a linha de adaptadores de alto desempenho em aceleração de vídeo por trás da existência desse formato de arquivo. Este foi o formato nativo das VGAs TARGA e VISTA, as quais foram as primeiras VGAs para o modal de PC IBM a suportar exibição high-color e true-color.

Esta família de VGAs foi projetada para síntese de imagem e edição de vídeo profissional computadorizada, e por esta razão, resoluções usuais dos arquivos Targa correspondem àqueles dos formatos de vídeo NTSC e PAL.

Segundo a história, arquivos Targa foram naturalmente sufixados com a extensão ‘.tga’ nos ambientes do Windows, MS-DOS, e no Mac OS X, enquanto os velhos sistemas Macintosh usaram o código ‘TPIC’.

Faça login e contribua para a base de conhecimento da Federação SIGMA fornecendo novas informações e recursos a respeito do conteúdo tratado aqui.

Responses

Translate »