Rockstar Advanced Game Engine (RAGE)

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Rockstar Advanced Game Engine, ou simplesmente RAGE, é um middleware proprietário da Rockstar Games designado para rápido desenvolvimento de aplicação tridimensional interativa, desenvolvido por RAGE Technology Group, uma divisão da Rockstar San Diego.

RAGE foi apresentada pela primeira vez no ano de 2006 através do game Rockstar Games Presents Table Tennis. O engenho de gameware foi usado pelos estúdios pertencentes à Rockstar Games para desenvolver games para Windows, Mac OS, PlayStation 3, PlayStation 4, Wii, Xbox 360, e Xbox One; tendo entre tais games os títulos: GTA IVRed Dead RedemptionMax Payne 3GTA V e Red Dead Redemption 2.

História

Antes de desenvolver o RAGE, a Rockstar Games, e principalmente seu estúdio Rockstar North, majoritariamente usaram o engenho de renderização de gráficos RenderWare, um produto pertencente a Criterion Software, para desenvolver games para PlayStation 2, Xbox e Windows, tais como GTA Vice CityManhuntGTA San Andreas e Bully, dentre outros.

Em 2004, a Criterion Software, proprietária da tecnologia RenderWare, foi adquirida pela EA Games que mais tarde deu uma rasteira na indústria ao vetar a comercialização da tecnologia RenderWare. O desenrolar dos acontecimentos levou a Rockstar Games a ter a iniciativa de criar sua própria tecnologia de engenharia de game, então foi instaurado a força-tarefa RAGE Technology Group como uma divisão da Rockstar San Diego.

Desenvolvimento

RAGE Technology Group começou desenvolvendo o que seria mais tarde deviria “RAGE”, um engenho baseado no Angel Game Engine (AGE), um outro engenho já antes desenvolvido pela Rockstar San Diego e utilizado nos títulos de racha suburbano Midnight Club oriundos da mesma empresa-estúdio.

Além da Rockstar San Diego, o RAGE Technology Group também recebeu contribuições da Rockstar North, estúdio responsável pelos maiores títulos da Rockstar Games. As contribuições da Rockstar North envolveram escolhas de design devido a sua experiência com a tecnologia RenderWare e também com escolhas de implementações de conceitos, incluindo conceitos da RenderWare, uma vez já tinham sua variante considerada “domesticada”.

Uso

Conforme supracitado, o primeiro game a usar o RAGE foi Rockstar Games Presents Table Tennis, basicamente o techdemo, feito pela mesma desenvolvedora responsável pelo RAGE, a Rockstar San Diego, e liberado primeiro para Xbox 360 em 23 de maio de 2006.

Desde 2007, o RAGE integra os componentes (em middleware) terceirizados Euphoria para mecânica de animação de ator e Bullet Physics para simulação de física newtoniana.

Na sétima geração de consoles, PlayStation 3 e Xbox 360 precisamente, RAGE frequentemente esteve em disparidade em optimização no hardware, onde títulos maiores no PlayStation 3 notoriamente apresentavam resolução mais baixa e efeitos gráficos reduzidos. Tais títulos incluem GTA IV (640p), Midnight Club: Los Angeles (960x720p), e Red Dead Redemption (640p).

Recepção

Apesar de seus problemas em qualidade de optimização, em julho de 2009, a IGN indiciou RAGE como um dos “dez melhores engenhos de gameware da (sétima) geração”, justificando em dizer:

“Os pontos fortes de RAGE são muitos. Sua habilidade de manusear grandes mundos dinâmicos, arranjamentos complexos de AI, efeitos climáticos, código rápido sobre rede, e uma multitude de estilos de jogabilidade será óbvio para qualquer um que jogou GTA IV.”

IGN

Desde o lançamento de Max Payne 3, RAGE suporta DirectX 11 e renderização tridimensional estereoscópica para PCs. Max Payne 3 também marcou a primeira vez na qual RAGE foi capaz de renderizar a mesma resolução (720p) num game em ambos PlayStation 3 e Xbox 360. Esta conquista foi alcançada também no GTA V, o qual renderiza na resolução 720p em ambos os consoles.

Next-Gen

Para as versões remasterizadas da GTA V, RAGE foi retrabalhada para a oitava geração de consoles, assim com suporte a resolução 1080p para ambos PlayStation 4 e Xbox One. A versão PC do game, liberada em 2015, apresentou RAGE suportando resolução 4K e taxas de desenho em 60 quadros por segundo, bem como distâncias de desenho e filtragem de texturas mais potentes, e mapeamento aprimorado de sombras e qualidade aprimorada de tesselação.

Mídia

Um vídeo demonstrando algo de RAGE. Aliás, é um vídeo sobre a tecnologia também.

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