republica-sigma-2019-03-05-22-32-PhotoFunia-1551835918.jpg

República SIGMA

91 / 100

República SIGMA, oficialmente República Democrática Da SIGMA, é um estado vaporoso macronacional, fasci-integralista e cybercultista, desprovido de âmbito geográfico, que tutela as sociedades integralistas, fashwaves, cybercultistas, políticas, sociológicas, filantrópicas, partisans, e técnicas da SIGMA. Tem origem no desencadeamento de um conjunto de experimentos sociais que, em 2017, deram forma estética e tangível à SIGMA.

Ao decorrer do ano de 2018, vários dos respectivos experimentos sociais foram sendo abandonados seletivamente por inviabilidade devido a curva ineficiente de escalonamento e perca de propósito em razão de uma série de conflitos e instabilidades por parte de seus entes integrantes.

Conceito

O termo “SIGMA” designa à sociedade cybercultista sob a identidade coletiva da SIGMA, fazendo deste termo um gentílico e um (quando adjetivo) adjetivo pátrio. Assim sendo, sua atribuição seguia a norma regulamentar de ser sempre um adjetivo adjunto a outro nome que confeccionava o caráter da concentração. Listando a seguir, alguns exemplos:

  • República SIGMA, a república das pessoas da SIGMA;
  • SIGMA Technology Group, o grupo de tecnologia da SIGMA, ou o grupo de tecnologia das pessoas da SIGMA;
  • SIGMA Collective, o coletivo da SIGMA, o coletivo das pessoas da SIGMA

A nomenclatura “República SIGMA” remete a uma implementação estruturada e tocante da SIGMA, que, em conceito, é um conglomerado cyberversivo de indivíduos que, disseminados em departamentos geofictícios e políticos diversos, estão unidos pela identidade coletiva da SIGMA, não limitados a origem, costumes, religião, raça, ideologia, e/ou quaisquer fatores nacionalmente intrínseco àquele indivíduo.. Assim, SIGMA é tratada como algo abstrato e intangível por estar dependente do controle pela harmonia e sinergia em desfavor da imposição.

A palavra “república” tem sentidos ambos conotativos e denotativos. O sentido denotativo se dava à assimilação, à analogia e ao parodiamento do funcionamento da República SIGMA a um estado nacional federativo. O sentido conotativo (e por vezes denotativo) se dava à natureza juvenil das organizações e suas participações, o que gerava uma administração bastante turbulenta e aparentemente bastante tolerante a agentes do caos. O termo “república” também significa associação juvenil, frequentemente estudantil, em que há muita desordem.

ScreenShot 20180422144524 República SIGMA República SIGMA, 2012, 2013, 2016, 2017, 2018, 2019, 2d, 3d, cad, counter-strike, cybercultista, discord, fashwave, freelancer, gta, gta brasil, half life, qwadro, renderware, sigma, swat 4, voip SIGMA Co. 🇧🇷

Diferente do que se pensava, a República SIGMA foi projetada para ser sustentavelmente problemática e caótica; em pleno respeito às leis naturais da ordem e do caos. Durante seus dias de concretude, a República SIGMA se envolveu numa série de aventuras, confusões e conflitos, deixando um rastro memorável de amor e ódio na vida de quem esteve pelo caminho desta ou por onde a mesma passou. Como já dizia o slogan, estamos sempre “criando emoções”…

Devido ao fundamento cybercultista, somado aos interesses então correntes e futuros, sua implementação dar-se-ia nalgum tipo de grupo de software formado por entusiastas da área em período de menor idade. Os grupos candidatos foram comunidades de modificação de GTA e Half-Life, dois dos games historicamente com as maiores comunidades globais de modificação. Dois braços de incursão foram expedidos adentro destas comunidades.

Inicialmente, as comunidades-alvo eram grandes aglomerados internacionais de freelancers e times de modificação, porém o interesse era encontrar brasileiros e possivelmente outros latino-americanos. Inúmeras expedições e incursões foram realizadas desde 2013 até 2016, quando os pré-candidatos foram selecionados e a realização então passou a ficar tangível.

Este artigo tem como finalidade relatar (de forma perspectiva) a história da República SIGMA em concretude, ignorando os interesses e motivos por trás da mesma, os quais devem se manter longe da luz para que não sejam expostos, julgados e condenados pela sociedade.

História

Antes de avançarmos com as etapas no tempo, é cabível destacar que a República SIGMA foi criada no dia 1 de janeiro de 2017, e existia desde então de forma abstrata. As seguintes AOs a serem listadas foram sendo anexadas e ou inseridas dentro da República SIGMA.

Immediate Coding

Em agosto de 2017, precisamente no dia 10, a AO21 foi criada e instaurada. A AO21 foi um servidor-Discord estabelecido sob a denominação “Immediate Coding”, designado especialmente a atrair programadores brasileiros em comunidades internacionais de modding de games, a destacar de GTA e Half-Life. Apesar do interesse em brasileiro, seus primeiros membros foram em maioria estrangeiros. E ainda assim, os brasileiros que entraram eram inúteis.

Os primeiros dias da AO21 foram bastante ineficientes, e sua manutenção começava a ser questionada. As pessoas que ali entravam, brasileiros baianos em especial, tentavam terceirizar suas tarefas em ao invés de procurarem instruções para conseguir realizar. Não foi uma introdução eficiente, era necessário algo mais simples e visual.

Em resposta a requisição de algo mais simples e visual, a abordem foi diretamente os modmakers. Houve uma dificuldade inicial, devido a necessidade de entender algo dos games modificados, mas nada que não pudesse ser administrado por programadores de propósito geral. Outra vez, houve cativo ineficiente. A programação se mostrou algo para poucos, era necessário partir para o CAD, mas havia um probleminha: faltava proficiência.

Dias vem, dias vão… Entrou um jovem rapaz, sob a alcunha Furiioso, nos seus 12 anos, bastante carismático e notório até, pois parecia não se intimidar ou se sentir hostilizado com as tratativas comumente ásperas, intimidadoras ou hostis — típicas de capixaba — do Masked Man. Furiioso seria mais tarde o criador da AO22, inicialmente denominada Furiioso’s Gang, que mais tarde passou a ter status de berçário da República SIGMA.

Furiioso’s Gang

No dia 18 daquele mês, agosto, foi criado um servidor-Discord sob a denominação “Furiioso’s Gang”, que seria a então provável AO22. Este servidor-Discord foi criado por Miguel Lima, sob a alcunha Furiioso, quem deu este nome de funkeiro ao servidor. A criação do referente servidor-Discord se deu por meio de indução de Masked Man, quem o assistiu na confecção, organização e promoção do servidor nos dias seguintes.

Furiioso’s Gang era um servidor-Discord de exatamente nada. Foi criado para tratar de absolutamente nada mas passou a tratar de tudo. Sua origem ocorre de um momento onde Furiioso abusou do shitposting no Immediate Coding, e esteve sob cautela de suspensão. Aquele era seu primeiro servidor-Discord e também seus primeiros dias na plataforma Discord. Os primeiros canais daquele servidor foram #geral, #humor, #gta, #jogos, e #memes. Redundantes mas se mantiveram por algum tempo.

A primeira pessoa (além dele) entrou imediatamente após a criação do servidor, sendo este que vos redige, Masked Man. A segunda pessoa a entrar foi Ryan Wendell, sob a alcunha “FunkyDoge“, juntando-se no segundo dia de existência do servidor, dia 20. Furiioso era uma figura muito carismática, então conseguiu facilmente botar umas pessoas aleatórias ali — naquele lugar mais aleatório ainda.

Warehouse 23

warehouse 23 sigma collective republica

No dia 21 ainda daquele mês, agosto, a AO23 foi criada e instaurada. A AO23 foi um servidor-Discord estabelecido sob a denominação “Warehouse 23“. Serviu como campo de provas e armazenamento de conteúdo para as AOs numericamente anteriores. Foi sucedido nominativamente pelo Under 23, vindo a ser sucedido nominativamente pela República SIGMA do Brasil após a queda da República SIGMA em 2019, vindo a ser futuramente foi sucedido nominativamente pelo SIGMA Technology Group, depois SIGMA Collective, e depois SIGMA Co., nome que mantém atualmente.

Comunidade BMS

Comunidade BMS foi a denominação que sucedeu a denominação anterior da AO22, antes sob a denominação “Furiioso’s Gang”, quando o servidor-Discord foi reestruturado para se tornar um grupo efetivo. Antes da denominação Comunidade BMS, o nome “Brazilian Modding Support” foi praticado por um intervalo de tempo. Porém, num surfe muito energético, os usuários foram induzidos e aceitaram reduzir o nome para uma sigla e adicionar a palavra “comunidade” no início. A indistinção com uma outra comunidade de modding foi uma intenção.

Devido a este período de tempo, período de maior crescimento do número de usuários do servidor-Discord, a República SIGMA ficou marcada por muitos usuários como se fosse uma comunidade de modding, no entanto, era apenas uma comunidade com modmakers. O projeto GTA Brasil ajudou bastante nessa associação imaginária da percepção pública. Foi neste período que a República SIGMA teve seu maior envolvimento com o GTA Brasil.

República SIGMA

República SIGMA foi uma denominação que sucedeu a denominação anterior da AO22, antes sob a denominação “Comunidade BMS”, quando o servidor-Discord foi definitivamente inserido na República SIGMA como algo com personalidade própria. Não foi o nome que mudou, foi a falta dele que fez com que o servidor-Discord passasse a se chamar República SIGMA. Isto é, devido a abolição do nome Comunidade BMS, um evento conflituoso, o servidor ficou sem nome, passando a se chamar República SIGMA, e desde então não se resolveu nada sobre qualquer sugestão de mudança.

A denominação República SIGMA já havia sido usada em “testes” anteriores desde novembro de 2017. Antes de estacionar o nome República SIGMA, tentativas anteriores foram feitas para que o servidor mudasse de nome em favor de uma personalidade própria, como esta já existia. No entanto, faltava força, então foi necessário aquecer os ânimos e aumentar a pressão. :jew:

Nomes como “Modzilla”, “UC Brazil”, e “Gathering Of Developers” foram alguns dos nomes já praticados na tentativa de deixar o rótulo anterior, Comunidade BMS.

TC GTA Brasil

raphael papini republica sigma collective tc gta brasil servidor discord

TC GTA Brasil foi uma denominação que sucedeu por um curto intervalo de tempo a denominação anterior da AO22, antes sob a denominação “República SIGMA”. O ato se deu quando Raphael Papini alterou o nome informando que então seria um servidor dedicado. Porém, o berçário não nasceu como uma comunidade de modding, não era formado inteiramente por modmakers, e só tinham maloqueiro naquela porra. Então, a denominação “República SIGMA” foi restaurada em favor da preservação do prestígio do projeto GTA Brasil.

República SIGMA

Em 2019, dia 1 de maio, a AO22, sob a denominação “República SIGMA”, o epicentro da procrastinação, foi derrubado pela moderação internacional da Discord Inc., ironicamente em pleno feriado de Dia Do Trabalho, devido, ao que se imagina, à violação de todos (e mais alguns) os termos de serviço da plataforma. Pôs-se ali um fim na história da AO22.

Em nota emitida imediatamente após o evento relatado, não houve sucessão da AO22 devido a incapacidade de reproduzir sua uma compatibilidade histórica e também por falta de vontade. As condições que os membros submeteram o ambiente levaram não apenas ao takedown mas, anteriormente, a diáspora dos membros que ali já estavam. A AO22 completou seus objetivos viáveis e foi propositalmente deixada para cair.

SIGMA Technology Group

SIGMA Technology Group foi uma denominação que sucedeu a denominação anterior da AO23, antes sob a denominação “Under 23”, quando a República SIGMA caiu. Em razão da existência de toda uma estrutura ligada à República SIGMA, que ali então não tinha mais um núcleo, foi instaurado o consórcio SIGMA Technology Group para lidar com essa estrutura até seu desmonte e dissolução total.

O termo “tech group” é comumente empregado para se referir a este em ambientes ocupados pelos membros da 23ª brigada militar da SIGMA.

Segundo Império Sigmano

Segundo Império Sigmano foi um servidor-Discord, satélite à República SIGMA, criado por Ryan. Já existia a algum tempo, e servia de reduto para o Ryan quando o mesmo era banido ou silenciado da República SIGMA. Não foi projetado mas representou um papel de reunir provisoriamente os membros da AO22. Foi uma bagunça total vindo a desencadear a existência da Academia SIGMA e então a ser abandonado depois.

Academia SIGMA

Academia SIGMA foi um servidor-Discord, satélite à República SIGMA, criado por Kaz, num nobre ato de reação aos caos que se tornou o Segundo Império Sigmano. Não foi projeto, não sucedia a AO22 mas foi tida como por algum tempo até seu originador, Kaz, deixar o servidor, que veio a ser tomado pelo caos do Segundo Império Sigmano. A primeira denominação da Academia SIGMA foi Neo SIGMA, denominação descontinuada em recomendação a evitar palavras com “neo”, pois só traz desgraça; tal como neoliberal, neoconservador, ou neomulher, e assim por diante.

Terceiro Império Sigmano

Terceiro Império Sigmano foi um servidor-Discord, satélite à República SIGMA, criado por Ryan, em resposta à criação da Academia SIGMA. Durou pouco tempo, até que Ryan decidiu se desfazer dele para concentrar todos os membros na Academia SIGMA.

SIGMA Co.

SIGMA Co. é a denominação atual, no tempo de fechamento deste artigo, da AO23. Esta denominação sucedeu a denominação anterior, “SIGMA Technology Group”, com o intuito de deixar simétrico aos nomes em outras plataformas. Além disso, o tech group sempre foi lugar de discussões gerais principalmente políticas.

Infraestrutura

Falemos apenas da infraestrutura do servidor principal, AO22. A República SIGMA tinha vários setores, facções e outras parafernálias.

#geral

#geral foi o primeiro, o maior, e o principal canal do servidor. Esteve localizado no primeiro setor público ao lado de outros canais de propósito geral. Foi palco das maiores tretas e palanque das maiores pirraças também.

#shitposting

#shitposting foi um canal que remanesceu da fusão dos antigos canais #humor, #memes, #autismo-do-r[redatado]. Talvez já foi o #balde (de lixo).

#gaming

#gaming foi um canal onde se discutia sobre games que existia, que iriam existir, e até os que nunca existiram. Também era ponto de encontro para conseguir alguns membros para jogar um Counter-Strike ou SWAT 4 multiplayer.

#escolinha

#escolinha foi um canal onde se ensinava a modelar e desenhar em 2D e 3D. Foi onde o general de divisão Raphael Papini recrutou e preparou os conscritos em tempo real para criação das quadras sob o canal de Los Santos, no projeto GTA Brasil.

#software-house

#software-house foi um canal onde se discutia programação e outras questões de TI. Também era local onde as pessoas podiam pedir ajuda e serem assistidas por bons samaritanos. Este canal também serviu de ponto de desenvolvimento para softwares para GTA Brasil e para experimentos de tentativas de trazer de volta a vida a RenderWare, sem contar uma aventura da SIGMA em criar um game engine from scratch.

#jukebox

#jukebox foi um canal onde os membros se juntavam, principalmente durante a madrugada, para ouvir MC Poze boas músicas (e, as vezes, até ruins) e conversar em VoIP.

#gta-brasil-dev

#gta-brasil-dev foi o principal canal de desenvolvimento do GTA Brasil dentro do servidor. Era aberto para que todos pudessem acompanhar.

#gta-brasil-office

#gta-brasil-office foi o canal administrativo do GTA Brasil. Neste canal, pessoas que auxiliavam o Raphael Papini ou ele mesmo recebia os trabalhos e outros informações para os organizar em armazenamento online no repositório do projeto.

#vrtp

#vrtp foi um canal de desenvolvimento do Vice ReTexture Project, um projeto de elaboração do Matheus De Souza Borges (sob a alcunha MS) que visava retexturizar o mapa do GTA Vice City. Ele contou com apoio principalmente de Pequeno e HybridTheory.

#utilidade

#utilidade foi um canal onde postava-se coisas pirateadas e manuais de como fazer armas e explosivos qualquer coisa preferencialmente ilegal.

#staff

#staff foi um canal administrativo público do servidor. Sua função era tratar de questões de organização e moderação do servidor, bem como outras tretas públicas.

#cúpula

#cúpula foi um canal sanctus onde, com ajuda de seus administradores jews, eram tramadas as maiores conspirações internadas da SIGMA contra seus dissidentes e opositores. Também se postava imagens de pessoas “boas”. E era um canal feminista.

#noturno

#noturno foi um canal com restrição de idade em razão do conteúdo de primeiro que não poderia jamais cair nas mãos dos adolescentes da geração Z e sua ereção perpétua.

Membros

Ah, os membros… Eram conhecidos como hoodluns. Era sonegador, trambiqueiro, agiota, maloqueiro, gente da TUF, Torcida Jovem do Vasco, bandido polícia, polícia bandido, polícia corrupto, uns psicoloucos; só desgraça. Mas não se assuste, pois ele eram a minoria. — mentira.

sigma jovem maracanau ceara tuf pistoleiro agiota
Jovem pardo de Maracanaú, Ceará, tentando hostilizar outros membros do servidor. Sim, aquele servidor-Discord da imagem era a (AO22) República SIGMA.
sigma jovem louco nas drogas
Já aqui, vemos um jovem louco nas drogas. Esse era o padrão médio dos usuários: um jovem louco nas drogas com um computador.

Eventos

ph viniziuz eu avisei sigma republica collective

A República SIGMA era famosa por seus conflitos, e não poderíamos ignorar a cereja do bolo. Sim, vamos falar das tretas e até mesmo dos eventos coloquialmente tratados como intentonas de golpe de estado. Na internet, isso só existia na República SIGMA.

A deleção do templo cybercultista

ScreenShot 20180501194727 República SIGMA República SIGMA, 2012, 2013, 2016, 2017, 2018, 2019, 2d, 3d, cad, counter-strike, cybercultista, discord, fashwave, freelancer, gta, gta brasil, half life, qwadro, renderware, sigma, swat 4, voip SIGMA Co. 🇧🇷

No dia 5 de dezembro de 2017, Douglas Biazus, sob a alcunha DouglasB, deletou a escola das artes aesthéticas, a igreja futurista… me faltam palavras para descrever; era o templo cybercultista da República SIGMA. Foi o fim de um dos primeiros canais do servidor. A justificativa dele foi infundada e ele acabou sendo retirado do quadro de funcionários públicos fascistas do servidor. E agora que eu lembrei disso, fiquei triste. Adeus.

Este artigo será incrementado gradualmente (ou não, já que ficou muito grande). E adicionarei as imagens também depois.

Responses