RenderWare 2

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RenderWare 2 Ć© uma interface de programaĆ§Ć£o de aplicaĆ§Ć£o (API), desenvolvida pela Criterion Software Ltd., para desenvolvimento de aplicaƧƵes de CGI 2D e 3D. Apesar de ter se destacado como uma API de grĆ”fico para desenvolvimento de games, foi usada tambĆ©m em aplicaƧƵes de CAD e CAM, tais como 3D Studio Max. Naquele tempo, RenderWare era usada no mesmo nĆ­vel, ou atĆ© como substituiĆ§Ć£o, para o OpenGL e Direct3D, em contraste com o futuro em que usaria estas Ćŗltimas como subsistema.

Este artigo foi proposto primariamente para destacar a diferenƧa entre RenderWare 2 e RenderWare 3, pois hƔ um divisor de Ɣguas. Podemos atƩ dizer que RenderWare 3 foi outra coisa explorando a forƧa do nome comercial da famƭlia RenderWare.

RenderWare 2 NƃO Ć© uma engenharia automatizada de renderizaĆ§Ć£o de desenho; diz-se de graphics engine. RenderWare 2 Ć© uma API, isto Ć©, apenas uma abstraĆ§Ć£o de plataforma, muito parecida com o legacy OpenGL, de como realizar desenhos computacionais. Um quarto da API da RenderWare 2 funciona nos moldes de uma mĆ”quina de estado, o que Ć© anĆ”logo ao legacy OpenGL. Em contraste, RenderWare 3 oferece automaĆ§Ć£o e bufferiza, por abordagem primĆ”ria, os recursos grĆ”ficos. Sendo este Ćŗltimo paradigma, considerado o “jeito moderno”.

RenderWare 2 sĆ³ realiza operaƧƵes grĆ”ficas. Vimos como a RenderWare 3 nasceu em 1998 como um engenho de grĆ”fico e evoluiu para se tornar uma plataforma quase que completa, provendo serviƧos de renderizaĆ§Ć£o acĆŗstica e simulaĆ§Ć£o de fĆ­sica newtoniana tambĆ©m, alĆ©m de outros. RenderWare 2 nĆ£o tinha qualquer outra finalidade alĆ©m de desenhar.

RWX

RenderWare 2 tem uma linguagem de marcaĆ§Ć£o, erroneamente diga de programaĆ§Ć£o, para armazenamento de recursos de desenho. Trata-se basicamente de um arquivo de texto bruto, encontrado com extensĆ£o .rwx, contendo conjuntos de instruƧƵes de como um recurso deveria ser reconstruĆ­do, num esquema verboso, estruturado em pseudoendentaĆ§Ć£o, parecido com Basic ā€” begin/end, e toda aquela merda.

Como fora supracitado, RenderWare 2 nĆ£o tinha qualquer outra finalidade alĆ©m de desenhar. Assim sendo, essa linguagem de marcaĆ§Ć£o unica e exclusivamente demarcava apenas geometria e afins. Apesar de luzes e cĆ¢meras serem suportadas na API, o formato nĆ£o lidava com tais informaƧƵes de cenĆ”rio.

RWX Ć© uma linguagem de marcaĆ§Ć£o, nĆ£o uma linguagem de programaĆ§Ć£o, pois nĆ£o oferece meios lĆ³gicos (atravĆ©s de decisƵes) de produzir qualquer resultado diferente do resultado esperado por intenĆ§Ć£o do autor do recurso. Logo, Ć© uma linguagem de armazenamento estruturado de dados, assim como XML (e derivados; HTML, etc) e JSON.

AlguĆ©m me lembre de elaborar um artigo documentando a especificaĆ§Ć£o do formato de arquivo RWX.

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