QWADRO

75 / 100

QWADRO Application Framework, ou simplesmente QWADRO, é uma especificação de framework de software, que é uma abstração de plataforma que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica. Foi desenvolvido como fundação de engenharia de gameware mas atinge uma funcionalidade específica, por configuração, durante a programação de uma aplicação. Também é quem dita o fluxo de controle da aplicação.

Como toda especifica√ß√£o, √© necess√°rio haver um modelo. Uma for√ßa-tarefa de desenvolvimento de gameware, ramificada do SIGMA Technology Group, trabalha desde eras mitol√≥gicas para tentar concretizar a primeira implementa√ß√£o e aprimorar a especifica√ß√£o atrav√©s do projeto denominado The Standard QWADRO Implementation. Este visa implementar uma base completa para criar simula√ß√Ķes de realidade virtual aptas a se tornarem gamewares, pr√©-dispondo de renderiza√ß√£o de gr√°fico e de ac√ļstica, simula√ß√£o de f√≠sica, e intercomunica√ß√£o sobre internet.

Em suma, The Standard QWADRO Implementation √© uma junta de middlewares baseadas em middlewares comerciais para desenvolvimento de simula√ß√£o virtualizada de realidade tridimensional. Foi projetado em base para ser um pseudo-equivalente √† ‚Äúplataforma RenderWare‚ÄĚ, da qual, inclusive, serviu de base para o in√≠cio do desenvolvimento do QWADRO.

Conceito

O projeto conceptual do QWADRO almeja que o mesmo seja utilizável pela maior gama possível de pessoas, mesmo aquelas que nunca estiveram no ramo da programação, e em qualquer projeto. Assim sendo, é escrito em ISO C 2011 e Lua, e segue uma filosofia de sistema embarcado, prestando-se efetivamente como uma plataforma virtual.

Apesar de haver sido inicialmente projetado para ser substituto da plataforma RenderWare, QWADRO √© composto de escolhas e tecnologias “democratizadas”, baseadas em v√°rios outros middlewares, dos quais figuram:

Infraestrutura

A infraestrutura do QWADRO é projetada como uma interface extensível unificada de sistemas modulados suboperacionais; vulgo middlewares.

Basic I/O System

O n√ļcleo de execu√ß√£o √© a primeira modula√ß√£o da plataforma QWADRO, donde s√£o providos todos os recursos b√°sicos e funcionalidades b√°sicas para toda sorte de opera√ß√£o de entrada e sa√≠da, dispondo de:

  • Gest√£o virtualizada de arquivos e seus sistemas;
  • Gest√£o abstrativa de entrada e sa√≠da de dados;
  • Gest√£o eficiente de mem√≥ria e preven√ß√£o de vazamentos;
  • Gest√£o de extens√£o de tipos de dados e suas respectivas metodologias de serializa√ß√£o;
  • Gest√£o de dispositivos de interface humana possibilitando (por exemplo) o uso de m√ļltiplos teclados e mouses.

Memória e seus alocadores

Toda aloca√ß√£o de mem√≥ria do QWADRO √© controlada atrav√©s de mecanismos de aloca√ß√£o com diversos e arbitr√°rios comportamentos em realizar uma requisi√ß√£o de aloca√ß√£o. H√° alocadores que alocam por√ß√Ķes aleat√≥rias da mem√≥ria do processo, alocadores que alocam por√ß√Ķes de regi√Ķes paginadas pr√©-alocadas, alocadores que alocam por√ß√Ķes de barras pr√©-alocadas de mem√≥ria, bem como outras. Atrav√©s desses mecanismos, nada se perde e toda aloca√ß√£o √© realcan√ß√°vel.

Arquivos e seus sistemas

Atrav√©s do QWADRO, h√° uma virtualiza√ß√£o do sistema de arquivos, onde ‚Äús√≠mbolos‚ÄĚ de diret√≥rios s√£o criados, e s√£o usados como diret√≥rios regulares. Por exemplo, o diret√≥rio ‚ÄúC:\\users\\super-user\\desktop‚Äú, poderia ser montado como o volume ‚Äúdata‚ÄĚ. Ent√£o, quando uma requisi√ß√£o ao sistema de arquivo solicitar que um arquivo de diret√≥rio ‚Äúdata/car.obj‚ÄĚ fosse localizado, um arquivo de nome ‚Äúcar.obj‚Äú, se existente na √Ārea de Trabalho, seria entregue ao requerente.

HIDs e seus virtualizadores

Teclados, mouses, e naturalmente controladores especiais para games, são virtualizados dentro do QWADRO, onde (teclados e mouses) podem ser interpretados separadamente, viabilizando a possibilidade de duas pessoas usaram controladores de PC como jogadores diferentes, vencendo uma limitação histórica pela forma em que o sistema operacional lida com estes HIDs tradicionais.

Draw System

O sistema de desenho √© uma modula√ß√£o opcional da plataforma QWADRO, pela qual s√£o oferecidos todos os recursos b√°sicos e funcionalidades b√°sicas para exibi√ß√£o de elementos gr√°ficos, desenho 2D e/ou 3D, renderiza√ß√£o gr√°fica de simula√ß√£o de mundo 2D e/ou 3D, bem como toda uma mec√Ęnica de paneis e widget an√°loga a um sistema de janelas. O sistema de desenho √© nativamente projetado para suportar e usar drivers OpenGL para produ√ß√£o de imagem, o que permite uma amplitude maior em suporte cruze-plataforma.

Saídas de desenho

N√£o existe o conceito de ‚Äújanelas‚ÄĚ no QWADRO, principalmente porque n√£o faz sentido. A plataforma lhe oferece uma interface de ‚Äúsa√≠da de desenho‚ÄĚ, que pode ser uma janela, a tela exclusiva sem composi√ß√£o da √°rea de trabalho, uma tela exclusiva sobreposta √† √°rea de trabalho, o fundo da √°rea de trabalho (desenhando no papel de parede). Nativamente o modelo suporta uma configura√ß√£o multi-monitor.

Renderizadores gr√°ficos

O renderizador gr√°fico do QWADRO, por natureza feito sobre OpenGL, principalmente visando portabilidade e resili√™ncia, disp√Ķe da capacidade de desenho de elementos de simula√ß√£o de mundo tridimensionais, bem como toda a parafern√°lia necess√°ria para o fazer de forma eficiente e econ√īmica.

Sobreposição de tela

A sobreposição de tela para fins de desenho de elementos de GUI, principalmente para HUDs, ou ainda exibição de vídeo e ademais, é também disponibilizada, contando com um conjunto de elementos básicos de GUI e a capacidade de aninhamento através de paneis análogos à janelas que aqui não tiveram vez.

Sound System

O sistema de som √© mais uma modula√ß√£o opcional da plataforma QWADRO, pela qual s√£o oferecidos todos os recursos b√°sicos e funcionalidades b√°sicas para mixagem de som, renderiza√ß√£o ac√ļstica de simula√ß√£o de mundo 2D e/ou 3D, e produ√ß√£o e reprodu√ß√£o auditiva em geral desde uma uma sa√≠da gen√©rica a uma sa√≠da de som de cerco de 9.1 canais.

Simulation System

O sistema de simulação 3D é mais outra modulação opcional da plataforma QWADRO, através do qual são oferecidos todos os recursos básicos e funcionalidades básicas para uma virtualização de mundo tridimensional e a sua simulação em respeito as leis da física newtoniana.

Social System

O sistema de integração social é mais outra modulação opcional da plataforma QWADRO, porém não é tão objetiva como as demais; esta é especial. Esta modulação, ainda em projeção, visa ser uma alternativa ao extinto GameSpy, oferendo mecanismos de autenticação, realização de conciliação de usuários, interação social, etc. A ambição dessa modulação ainda é questionada e está em fase de métrica.

Deixe um coment√°rio

SIGMA Co. ūüáßūüá∑

SIGMA Co. ūüáßūüá∑