diesel-power-3d-sound-engine-www.sigmaco.org

Diesel Power

78 / 100

Diesel Power √© um middleware de engenharia de renderiza√ß√£o ac√ļstica idealizado especialmente para uma melhor experi√™ncia na simula√ß√£o de posicionamento tridimensional de som e percep√ß√£o binaural atrav√©s de som est√©reo, principalmente em fones de ouvido. Esteve sendo desenvolvido desde 1997 pela AM3D, uma renomada empresa dinamarquesa desenvolvedora de tecnologia para experi√™ncias aud√≠veis mais org√Ęnicas.

Diesel Power foi apresentado em 2001 ao mercado, junto de todo um conjunto de componentes, incluindo Diesel Studio e Diesel Power SDK, onde alancou maior projeção através de games que foram distribuídos com uma implementação de Diesel Power. Este middleware ofereceu uma qualidade superior de percepção de posicionamentos principalmente em FPSes, mas também é bastante lembrado por estrelar em Total Overdose e Freedom Fighters.

Diesel Power foi escrito em C++ e projetado para rodar inicialmente no Windows 95/98/ME/2000/XP mas foi portado para outras plataformas tamb√©m, pondo em √™nfase o Diesel Power Mobile, sua edi√ß√£o para dispositivos port√°teis. No PC, Diesel Power usa (quando poss√≠vel) algoritmos que s√£o implementados usando instru√ß√Ķes SIMD MMX para uso mais eficiente da CPU.

Em rela√ß√£o a outras solu√ß√Ķes do mercado, o diferencial do Diesel Power √© o posicionamento tridimensional usando fun√ß√£o de transfer√™ncia relacionada a cabe√ßa (HRTF), que √© uma resposta que caracteriza como um ouvindo recebe um som de um ponto emissor no espa√ßo. Os filtros de Diesel Power, com um mecanismo de cancelamento de diafonia baseado em HRTF, possibilitam a percep√ß√£o duma fonte de som em qualquer dire√ß√£o, aprimorando (para ouvidos musicais) a sensa√ß√£o 3D quando equipado (principalmente) de um fone de ouvido ou outro dispositivo de som est√©reo.

Diesel Studio é um editor que, usando Diesel Power, permite o posicionamento de fontes tridimensionais de som ao redor de uma entidade no espaço simulado. A princípio, o propósito era demonstrar o desempenho de áudio posicional 3D usando HRTF.

Diesel Power SDK é o SDK (óbvio) do Diesel Power.

História

2001

Diesel Power nasceu de um experimento de renderiza√ß√£o ac√ļstica idealizado em prover uma simula√ß√£o ac√ļstica mais coerente com a ac√ļstica natural. Tal experimento teve base fundamentalista nas diretrizes de uma especifica√ß√£o t√©cnica de renderiza√ß√£o e avalia√ß√£o de √°udio 3D denominada “Level One”, realizada, conclu√≠da e publicada em 1998 pelo Interactive Audio Special Interest Group (IASIG).

Em 2001, Diesel Power foi pioneiro em aderir com conformidade √†s diretrizes da especifica√ß√£o t√©cnica Level One, fato que estava muito afrente do tempo principalmente devido aos conceitos tratados. Fazendo uma assimila√ß√£o mais abrangente, temos tamb√©m selo THX Certified Gaming, que foi uma normatiza√ß√£o usada na d√©cada de 2000 para certificar qualidade sonora nos games. Um gamer-raiz que jogou NFS Underground 2 sabe do que estamos falando ‚ÄĒ pode n√£o entender mais sabe.

2002

Em 2002, dia 22 de maio, foi lançada a versão 1.2.6 de Diesel Power. Uma versão beta que aproximou-se de seu maior passo final ao trazer grandes aprimoramentos, além de ter sido baseada numa versão demonstrada na GDC daquele ano.

Ainda naquele ano, em 12 de setembro, foi lan√ßada a vers√£o 1.2.8 de Diesel Power. Estava vers√£o inclu√≠a optimiza√ß√Ķes (computacionalmente pr√≥ximas de 25% mais eficientes) e reparos de par√Ęmetro de lat√™ncia, al√©m da atualiza√ß√£o do M3D, o driver do Miles. Ainda depois da atualiza√ß√£o do M3D, outro aprimoramento foi feito, em 28 de novembro, a partir das contribui√ß√£o de Jim Smith e Leon Medado, que forneceram hacks para corrigir mau funcionamento do Diesel Power em Neverwinter Nights, e Medal Of Honor: Allied Assault – Spearhead e GTA III, respectivamente.

No final do 2002, em 19 de dezembro, foi lan√ßada a vers√£o 1.2.10, trazendo suporte a conjunto quadrif√īnico de falantes, tamb√©m conhecido como biest√©reo e/ou 4.0.

2003

Em 2003, dia 18 de novembro, foi lan√ßada a vers√£o 1.2.13, trazendo muitas corre√ß√Ķes de bugs e melhoria na qualidade do processamento ac√ļstico.

2004

Em 2004, dia 4 de fevereiro, uma nova atualização do driver M3D é lançada, agora para games usando a versão 6.5 do Miles Sound System.

Participa√ß√Ķes

Entre 2001 e 2002, Diesel Power tamb√©m se tornou um driver para o Miles Sound System, o que permitiu que games desenvolvidos sem o Diesel Power, pudessem usufruir deste, ainda que experimentalmente, atrav√©s do Miles, aprimorando a imers√£o 3D. Os seguintes arquivos comp√Ķem a implementa√ß√£o sobre o Miles.

am3ddp.m3dArquivo M3D para games usando Miles 6.0 e 6.1
am3ddp_65.m3dArquivo M3D para games usando Miles 6.5
am3ddp_gta.m3dArquivo M3D especial para os GTA III e Vice City
DPConfig.exeConfigurador do Diesel Power
dpconfig.dpcArquivo de configuração do Diesel Power

Diesel Power, apesar de agregar imers√£o, n√£o foi aderido pela ind√ļstria de games. Ent√£o temos pouco a listar aqui, infelizmente.

Note que a adesão de Diesel Power foi protagonizada por empresas dinamarquesas, demonstrando aí um suporte nacionalista dessas empresas compatriotas da AM3D. A SIGMA reconhece e aprova tal demonstração de unidade.

Related Articles

QWADRO

75 / 100 QWADRO Application Framework, ou simplesmente QWADRO, √© uma especifica√ß√£o de framework de software, que √© uma abstra√ß√£o¬†de plataforma que une¬†c√≥digos¬†comuns entre v√°rios…

OpenAL

76 / 100 OpenAL, contra√ß√£o de Open Audio Library, √© uma interface cruze-plataforma de programa√ß√£o para hardware de acelera√ß√£o de √°udio. Esta API √© designada √†…

EAX

80 / 100 EAX, sigla para Environmental Audio Extensions (em portugu√™s, Extens√Ķes de √Āudio Ambiental), √© um conjunto de predefini√ß√Ķes de processamento de sinal digital de som…