Deadline Games

deadline games www.sigmaco.org

Deadline Games, formalmente instituída como Deadline Games A/S, foi uma sociedade industrial anônima de desenvolvimento de gameware, instituída em 1996 e dissolvida em 2009. Sediada em Copenhague, Dinamarca, inicialmente objetivando a Escandinávia porém, mais tarde, atravessando o mundo, Deadline Games integra o grupo nórdico de produção de games, que ganhou bastante destaque por títulos originais, tais como Hitman (da Io Interactive) e Total Overdose (da Deadline Games).

História

A história da Deadline não é um conto clássico de uma empresa de desenvolvimento que surgiu da aventura de alguns estudantes de ciência da computação numa garagem. Em contraste, Deadline era uma empresa profissional e internacionalmente reconhecida na produção de conteúdo televisivo quando, em 1996, o diretor criativo da empresa, Simon Jon Andreasen, insistiu que era o momento de realizar o “secreto” sonho de produzir games de funcionários.

Conforme vários funcionários dali eram gamers secretos — o que não era algo muito descolado naquele tempo — houve uma concordância em que deveriam investir num departamento de games. A rápida disseminação dos PCs e do PlayStation provocou também a disseminação dos games, além de provocar a entrada em massa de consumidores no mercado de games, que ainda encontrava-se em fase de gestação. Tais condições alimentaram o sentimento visionário da empresa, vendo ali uma chance de entrar no mercado num momento em que as barreiras de entrada eram razoáveis.

No curso de apenas seis meses, a nova divisão de games da Deadline cresceu de 3 para 15 empregados — sim, você podia fazer um game com uma dúzia de pessoas naquele tempo! — e, dentro de um ano, era óbvio que a condução prevalente na empresa era de produzir games ao invés que programas televisivos.

Em 1997, a Deadline juntou forças com TATI, uma empresa sueca, para formar a Vision Park Entertainment AB, uma empresa subsidiária de publicação. Ainda naquele ano, a divisão de conteúdo televisivo foi vendida e a Deadline veio a ser a Deadline Games, então totalmente comprometida com games e entretenimento interativo.

De 1997 a 2000, Vision Park era listada em Estocolmo e cresceu de 30 empregados, com um faturamento de £3 milhões, para duas centenas de empregados, com um faturamento de £25 milhões, incluindo um departamento de desenvolvimento com 130 pessoas, distribuídas em quatro estúdios de desenvolvimento de games, um estúdio de entretenimento online, um estúdio de publicidade e entretenimento informativo, e um estúdio de TV interativa, em locais em Oslo, Estocolmo, Gotemburgo and Copenhague.

Vision Park distribuiu games exclusivamente Escandinávia afora durante este período para várias grandes empresas internacionais publicadores de games, incluindo Codemasters, Eidos, Activision, InterPlay, Virgin, Empire, Blue Byte, Aviva, e SCi.

De 2001 a 2002, os engenheiros de software da Deadline começaram uma força-tarefa de desenvolvimento de novos conceitos para PlayStation 2 e Xbox, juntamente a todo um conjunto de ferramentas exclusivas de desenvolvimento, dando início a tecnologia que viria a ser, mais tarde, o Kapow Systems 3D.

Em 2003, a Deadline assinava acordos com a Gathering, uma subsidiária da Take-Two, para lançar Total Overdose, seu primeiro game para console. Total Overdose é um game de ação combativa armada extrapolada, ambientado no México e inspirado na trilogia de Robert Rodriguez, Desperado. Total Overdose foi lançado em 2005 com grande aclamação da crítica, porém, pela Eidos, já que, no início de 2005, infelizmente, a Gathering foi encerrada pela Take-Two. — Morra, Take-Two! Morra!

Em dezembro de 2005, Deadline foi listada na bolsa de valores novamente; desta vez em Copenhague. O objetivo era financiar o crescimento para 3 equipes, desenvolvimento de novos conceitos e atualização de tecnologia para consoles next-gen.

Em 2009, precisamente no dia 29 de maio, a Deadline Games ingressou com o pedido de falência, pouco tempo após lançar seu último título, o Watchmen: The End Is Nigh, lançado em março daquele ano.

Produções

Diferente do que se esperava após o sucesso de Total Overdose, Deadline Games não foi muito eficiente na produção de games. Assim sido, a seguinte lista não pode evadir-se da escassez.

Postagens relacionadas

Take-Two Interactive

Take-Two Interactive (ou apenas T2), oficialmente instituída como Take-Two Interactive Software Inc., é um grande filha-da-puta conglomerado de empresas de desenvolvimento, publicação, e distribuição de softwares de…

Gamebryo

Gamebryo, antes (até 2003) conhecido como NetImmerse, é um middleware de engenharia de gameware para rápido desenvolvimento escrito em C++, modulado e extensível, de operação…

Comentários