Kill.Switch

Kill Switch (também estilizado como Kill.Switch) é um game de ação combativa militar em perspectiva de terceira pessoa que se passa em meio às cidades do Mediterrâneo, em bases submarinas e subterrâneas, dentre outros locais. Apresentado pela Hip Interactive Corp, Kill.Switch, uma produção da The Bitmap Brothers, foi lançado em 2004, 31 de março, para Windows-PC.

O “turismo combativo” de Kill.Switch é composto de seis missões abrangendo 18 níveis distintos. Assumindo o papel dum comando de elite, devemos cuidadosamente (quando possível) eliminar franco-atiradores e guardas enquanto buscamos cobertura através de paredes, barris e outros objetos encontrados dentro de sua área operacional.

Enquanto agachamos atrás de um objeto ou nos contraímos em uma parede, podemos realizar técnicas conhecidas como fogo blindado, o qual envolve disparar balas em saraiva generalizada contra uma direção das posições inimigas, isto é, sem um alvo direto. O benefício desta manobra é evitar que o personagem seja infringido por ataques inimigos, principalmente quando apresentado em múltiplas direções.

É necessário ressaltar a necessidade de cuidadosamente planejarmos nossos ataques afim de reduzir as probabilidades esmagadoras orquestradas contra o sucesso das missões. Inimigos trabalharão lado a lado para desmobilizar nossas manobras de seus lugares seguros e coordenadas de ataque, assim fazendo de cada encontro uma situação potencialmente mortal.

Sinopse

Nick Bishop, nosso protagonista, é um super-soldado controlado remotamente via conexão neural direta por um homem conhecido apenas como “Controlador” em uma série de missões de combate destinadas a trazer “o Norte” e “o Ocidente” para a guerra onde Profiteer Archer planeja se beneficiar com a venda da tecnologia usada para controlar Bishop, a qual provoca dores de cabeça no Controlador sobre lembranças reprimidas com uma mulher e a frase “Diga meu nome”.

Momentos antes de lançar uma ogiva biológica, o Controlador é morto por um surto desencadeado quando uma mulher conhecida como “Duquesa” assume o controle de Bishop, que enviado para atacar a base do Controlador, consegue restaurar eventualmente suas memórias.

A mulher das memórias de Bishop era sua nova esposa, que foi morta por Archer quando esta capturou Bishop para vender a tecnologia dentro dele. Quando libertado, Bishop mata Archer em um assalto final e se afasta.

https://youtu.be/Yv3fofG2ouU?t=6163
Uma longa-metragem duma gameplay de Kill.Switch.

Legado

O Kill.Switch é mais lembrado como sendo o pilar dos games combativos em terceira pessoa em apresentar uma mecânica de cobertura como sua principal destaque, e por introduzir a mecânica de fogo blindado nesta. Vários títulos se inspiraram no Kill.Switch e implementaram mecânicas semelhantes. Gears of War é um exemplo, onde o próprio desenvolvedor-líder, Cliff Bleszinski (Epic Games), credita Kill.Switch como uma das influências no design do jogo. Aliás, o designer principal de Kill.Switch, Chris Esaki, foi contratado pela Epic Games e envolvido no desenvolvimento de engrenagens de combate.

Uncharted: Drake’s Fortune (da Naughty Dog), que começou a ser desenvolvido em 2005 e foi lançado em 2007, também se inspirou em Kill Switch; os principais designers de Uncharted, Evan Wells e Amy Hennig, atribuíram a Kill.Switch a inspiração das mecânicas de combate armado. Outros exemplos de games de ação combativa que foram influenciados por Kill Switch incluem CT Special Forces: Fire for Effect (de 2005) e a série Tom Clancy’s Rainbow Six: Vegas (de 2006).

Não podíamos fazer esta publicação sem dedicar um espaço à mecânica de cobertura tática militar, né? Aliás, este é o motivo desta publicação: destacar um marco histórico feito por uma empresa muito pequena que até hoje inspira os ricos pacmans sem criatividade que assolam e controlam a indústria de gameware, tais como EA Games.

Engenharia

O nome “Kill switch” é uma referência simbólica ao desfecho final da história do jogo, usando um termo que designa um mecanismo homônimo usado em maquinários e outros equipamentos elétricos, mecânicos ou eletromecânicos que serve para forçar um encerramentos das atividades. É aplicado como um recurso de emergência, por vezes referido como “botão de emergência”. Veículos, como jetskies também usam um dispositivo de mesma natureza afim de impedir que o veículo continue funciona caso o piloto venha a cair do veículo.

Kill.Switch foi mais um game que usou pouco do que a tecnologia já conseguia oferecer a ele. É claro que aqui na SIGMA não apedrejaremos pois sabemos que a disponibilidade de hardware para o consumidor sempre foi o lado mais pesado da balança, principalmente para uma pequena empresa lutando para ter um assento no ônibus. Por que fazer algo para os outros sendo que ninguém conseguirá usar?

RenderWare (Graphics), 3.6, foi usado como base geral de produção de Kill.Switch.

Bink Video, 1.5y (1.5.21.0), foi usado para lidar com a apresentação do game, como sempre, e intensamente nas curta-metragens nas transições de níveis de Kill.Switch.

StarForce, 3.03 (3.03.033.008), foi a tecnologia de proteção usada contra a pirataria de Kill.Switch.

Faça login e contribua para a base de conhecimento da Federação SIGMA fornecendo novas informações e recursos a respeito do conteúdo tratado aqui.

Responses

Translate »